Cachoeira: Conflitos indígenas da Bahia são temas de filmes sobre Pataxós e Tupinambás

28 março de 2016 | Toni Caldas

Compartilhe:

AgenciaBrasil-pataxó-hã-hã-hãe-e1455120851895

Nesta quinta-feira (31), às 16h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), em Cachoeira, serão exibidos os filmes “Tupinambá – o Retorno da Terra”, de Daniela Alarcon; e “Tudo Ok os Pataxõ Hãhãhãi e o desenvolvimento rural”, de Fábio Titiah e Peter Zoettl.

A exibição será seguida de um bate-papo com Daniela Alarcon, doutoranda em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ; Paulo Titiah, Pataxó Hãhãhãi da Reserva Caramuru-Paraguassu; D. Maria da Glória de Jesus, Tupinambá da Aldeia Serra do Padeiro; Jurema M. A. Souza, professora de Antropologia do CAHL; e José Augusto Sampaio, professor de Antropologia da UNEB e presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Ação Indigenista – ANAI.

A atividade é uma iniciativa do grupo de pesquisa Memórias, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia MITO/UFRB; Núcleo de Cartografias Sociais e Agroecologia do CFP/UFRB; Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro PINEB/UFBa; PPG História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas/UFRB; e apoio do CAHL/UFRB.

Colaborou Jurema Machado

Comente: